domingo, 31 de agosto de 2014

Os processos centrípetos e centrífugos da descoberta

Em teoria, o geólogo é formado a procurar a agulha num palheiro, ele amostra uma área grande para descobrir uma anomalia pequena e ele a detalha ate delimitar uma jazida de ouro. Para isto ele lança mão de diversas ferramentas: voos geofísicos, amostragem geoquímica e observação da geologia. Ele parte de uma área grande para chegar numa pequena, é um sistema centrípeto


No caso do Tapajós, a coisa muda completamente, pois os garimpeiros estão cutucando há 50 anos, ou seja, estão amostrando de maneira empírica, baseados nas observações de produções de ouro dos igarapés e grotas. Fizeram a primeira parte do trabalho, mas o garimpeiro esqueceu-se de lançar as suas observações em mapa e dar uma dimensão cartesiana aos seus achados, e nunca se afastam dos cursos d´água, fontes das suas observações. No conjunto dos muitos garimpeiros, é aplicado um sistema considerado centrípeto.

Neste caso, o trabalho do geólogo é de captar o conhecimento difuso do e dos garimpeiros, conhecendo a linguagem técnica que eles usam e traduzir num mapa parte ou todas essas informações. Com este mapa primário, será necessário tirar conclusões técnicas e ir atrás do que os garimpeiros não observaram, seja porque era grande demais, seja porque era afastado das correntes de água. Quando se fala em grande demais, é porque o garimpeiro procura rico e o geólogo procura grande, e sendo rico, por um equilibro da natureza é pequeno e portanto sem interesse para o geólogo e sendo grande, há de ser de baixo teor e, portanto, sem ou de limitado interesse para o nosso garimpeiro. O processo intelectual neste caso é invertido: não é mais de fora para dentro, centrípeto, mas de dentro para fora, centrífugo.

O sistema centrífugo é o sistema que permitiu quase todas as descobertas no Tapajós, ou seja, com a participação inicial empírica do garimpeiro e a participação posterior do geólogo para sistematizar e dar volume e consistência à “descoberta” garimpeira, primeiro superficialmente, depois em três dimensões com a sondagem. As exceções são as descobertas pela Rio Tinto dos depósitos epitermais do norte do Tapajós e um dos depósitos da  Golden Tapajós no garimpo Boa Vista.

O sistema centrípeto é o sistema que permitiu quase todas as descobertas no Carajás, exceção feita da própria jazida de ferro de Carajás que também foi centrífuga, mas sem a participação prévia de garimpeiro e de Serra Pelada com a participação do garimpeiro.


Se tiver outras, podem nos relembrar!

0 comentários:

Postar um comentário