quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A solução tanto para o aspecto legal, social, ambiental e econômico: A legalização da lavra dos filões por PLG até o nível de oxidação.


Foto: o trabalho de um filão no Tapajós

A aluvião é grande (muitos km de comprimentos por centenas de metros de largura) e de baixo teor, a media é 0,1 a 0,4 g/m3; milhares e milhões de metros cúbicos tem que ser removidos para extrair o ouro e para extrair esses milhões de m3, tem que derrubar milhares de arvores.
O trabalho é nômade
Impossível de seguir as leis trabalhistas e de segurança, pois não se consegue fiscalizar trabalhos nômades.
Nos filões, o teor é de dezenas de gramas por m3, eles tem só centenas de metros de comprimento por dezenas de centímetros de espessura, são poucos m3. Às vezes subterrâneas e neste caso nenhuma arvore será retirada a não ser a madeira para reforçar as galerias.
O trabalho é fixo, o que permite estruturar os trabalhos de maneira racional.
As leis trabalhistas poderão ser seguidas além das leis de segurança, pelo menos poderá haver fiscalização do ministério do trabalho.
O único problema é que a lei 7805, cega não permite trabalhar em filões através de Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), o único instrumento legal ao alcance dos pequenos mineradores; com estas PLG, só se pode trabalhar em aluviões, justamente nas áreas que provocam graves passiveis ambientais e a IN 006/2013 permite esse passivo ambiental condicionado a apresentação de um relatório explicando como será feito.
É só mudar a lei permitindo a lavra de filões ate o nível de oxidação, ou seja, em media 25m de profundidade na Amazônia e para os quais não há necessidade de uso de explosivos.
Muitos filões já são conhecidos e muitos outros poderão ser encontrados, pois o processo de descoberta é simples e barato.

Até financiamentos encaixam-se na atividade de lavra de filões se estiverem legalizados e destes filões poderão nascer as minas de ouro que não conseguem brotar no Tapajós; 

0 comentários:

Postar um comentário