quarta-feira, 20 de maio de 2015

A gíria do garimpo (letra M)

Ver também


Mandada. S. f.  Período de tempo variável em que as caixas ou dálias (sluices) são alimentados pelas bombas com cascalho aurífero. Na seqüência da mandada vem a despescagem, lavagem da terra rica e limpeza do ouro.

Mangueiro garganta. S. m.  Tubo flexível com reforço de anéis em forma de garganta que joga terra na caixa ou na dália  a partir da maraca.

Mangueiro mole. S. m. Mangueiro resistente à pressão usado na condução d’água do bico jato. Não confundir com o burro preto.

Manicaca. Adj. Piloto de pouca experiência no garimpo ou de pouca perícia.

Manual. S. m. Tatuzão. Garimpeiro que dispensa o uso de maquinário para explorar o ouro. O manual representava a totalidade da comunidade garimpeira no fim dos anos 70.

Maraqueiro. Adj. Operador de maraca, garimpeiro responsável pelo equilíbrio da mandada afim de evitar o aterramento das caixas ou dálias ou o entupimento do mangueiro causado por qualquer entrada de ár.

Mariscagem. S. f. Mexer com o perigo. / Envolver-se em situação ou lugar de risco e sofrer as eventuais conseqüência. Ex.: Com tanta mariscagem só podia acabar morto.

Marlene. S. f. Paludismo. Malária.

Marreteiro. S. m. Pequenos comerciantes mascateiros, impregnados pela febre do ouro, cuja especialidade é acompanhar as fofocas, oferecendo aos garimpeiros toda sorte de mercadorias lícitas e ilícitas.

Massa. S. f. Saprolito mineralizado desmontável no bico jato. Diz-se massa que paga ouro. É geralmente  formado por granito fraturado alterado hidrotermalmente com muita sulfetação  e carbonatação.

Meia-praça. S. m.  Sistema de sociedade usual nos garimpos da Amazônia em que um dono de serviço, baixão ou barranco se associa a um grupo de peões, estabelecendo que o ouro apurado no empreendimento renderá metade para o titular e outra metade para os peões. As despesas de rancho e ferramenta são de responsabilidade do dono do serviço.
Melexete. S. m. Lama acumulada no fundo de um barranco.

Moagem. S. f. Conversa fiada, fútil e sem importância.

Moer. V. t. d. Triturar pedra de filão no moinho.

Montado no ouro. S. m. Bamburrado. Alguém que se encontra temporariamente fazendo um ouro relevante numa boca de serviço estável.

Montanha. S. f. Barranco de colúvio ou de paleoaluvião reconhecível até de avião pela cor laranja, vermelha ou roxa. Lugares nas margens de rio aurífero onde o cascalho entra subindo ou descendo, inviabilizando a mandada do mergulhador.

Montecorno. Adj. Apelido do pequeno motor a gasolina marca Montgomery, muito usado na instalação dos garimpos de balsas para movimentar o compressor de ár. Muito barulhento e pouco confiável, o Montgomery era o inferno dos mergulhadores, principalmente por causa da fumaça que expelia ao lado do filtro de ar do compressor.

Mucororo. S. m. Material arenoso cimentado por material  ferruginoso de cor vermelha, localizado abaixo ou acima do cascalho, ou substituindo o mesmo. Geralmente mineralizado e muito duro, exige a moagem para ser bem aproveitado


Mutá. S. m. Jirau improvisado de caçador, feito no alto de uma árvore à espera de caça abundante.

0 comentários:

Postar um comentário