domingo, 2 de agosto de 2015

Origem da lavagem de dinheiro

No artigo anterior, vimos que o ouro pode ser um meio para a lavagem de dinheiro e como é necessário compreender o fenômeno para se livrar dele, iremos começar pelo histórico da lavagem
Sabe-se inicialmente que os primeiros países a criminalizar a prática da lavagem de dinheiro foram os Estados Unidos e a Itália, contudo, é notório que tal prática é realizada em todo o mundo. Em Portugal também é chamado de “branqueamento de capitais”, e ambas as expressões servem para designar a ação de esconder a origem ilícita do dinheiro havido de práticas criminosas, como veremos a seguir.
Ao se falar de lavagem de dinheiro, surgida da expressão inglesa “money laundering”, remontamos à década de 20 na cidade de Chigaco, Illinois, nos Estados Unidos, época da lei seca onde era proibida a fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas.
Com o tráfico ilícito de bebidas e outras atividades criminosas, Al Capone que encabeçava o crime organizado na cidade de Chicago, conseguiu acumular grande fortuna, para tanto, precisava justificar o recebimento desse dinheiro, “lavando-o” através de uma rede de lavanderias que adquiriu com esse propósito.
Com a revogação da lei seca, Al Capone não deixou de lucrar com o crime, pois era adepto de outras atividades criminosas tais como prostituição e extorsão, onde ainda precisava justificar a entrada deste dinheiro através de suas lavanderias. Ironicamente, ele não foi preso pelo tráfico de bebidas, extorsão ou lavagem de dinheiro, e sim por sonegação fiscal.
Como o crime organizado passou a ser um problema de caráter global, apenas no final dos anos 80 é que ONU atentou para a importância deste tema e a criminalizou no âmbito internacional através da Convenção de Viena de 1988, do qual o Brasil era signatário.

O Brasil só veio a disciplinar internamente a lavagem de dinheiro com a lei 9.613 de 3 de março de 1998 a qual dispunha sobre os crimes de “lavagem”  ou  ocultação de bens, direitos e valores.

0 comentários:

Postar um comentário